Escolha uma Página

Por Marcus Rizzo, especialista em franquias

Já faz 30 anos, quando participava da Convenção da IFA (International Franchise Association)  em Acapulco, no México, que escutei de um especialista: “Todos os negócios listados nas páginas amarelas podem ser uma franquia de sucesso.”

Páginas amarelas? Faz tempo, mas era uma lista telefônica de negócios com páginas amarelas (não me pergunte o que é uma lista de telefones) ou, atualizando para nossos dias, todo o tipo de negócio que você encontra no Google!

Hoje, somente no Brasil, são 32 setores da economia com presença de franqueados, com mais de 140 diferentes ramos de atividade. E, se você acha pouco (são mais de 3.200 diferentes negócios/franquias), cada brasileiro deixa em média 24 centavos por dia no caixa de uma das quase 238 mil franquias instaladas e em operação.

 

1 — A mágica: negócios efetivamente franqueáveis

Depois de participar da estruturação e acompanhar a expansão de centenas de redes de franquias, com enormes sucessos e também estrondosos fracassos, posso lhe afirmar que a expressão mágica aqui é: “negócios que são efetivamente franqueáveis”. Não é possível franquear produtos e/ou marcas que são licenciáveis, mas nunca franqueáveis.

Então, nem pense em me apresentar o seu “produto diferenciado” ou mesmo o seu “amplo cardápio”, pois quero ver mesmo, para que seja uma franquia de sucesso, um negócio com modelo diferenciado e com sucesso comprovado.

De nada adianta ter o melhor hambúrguer do mundo se o atendimento, o serviço e a operação do negócio é ruim!

 

2 — Conceito e posicionamento reproduzível na prática

Quando você encontrar um negócio que tenha um modelo (que pode ser reproduzido, clonado) com conceito (como o serviço/produto atende o público-alvo) e posicionamento (como quer ser percebido pelo público alvo), que tenha sido instalado e testado em diferentes locais mantendo o mesmo padrão e com sucesso comprovado.

Seu conceito pode ser fast food, com filas para pedir e fila para receber (cuidado para não virar slow food), ou mesmo aquele salão de cabeleireiro express, com hora marcada!

 

https://exame.abril.com.br/pme/que-tipo-de-franquia-tem-mais-chance-de-ser-um-sucesso/