Escolha uma Página

Corretoras estiveram envolvidas em investigações e denúncias de lavagem de dinheiro

O setor das corretoras de câmbio caminha para uma autorregulação do mercado. Empresas do segmento estiveram envolvidas em escândalos, alguns deles revelados pela Operação Lava Jato.

O novo código de condutas da Abracam (Associação Brasileira das Corretoras de Câmbio) foi escrito para que as normas e políticas que as companhias devem seguir fiquem mais claras.

A relação das casas com os correspondentes cambiais terá um monitoramento mais próximo e a associação criará um conselho de ética.

Para que haja um controle maior dos clientes, a Abracam fará um cadastro único e editará recomendações de relações com consumidores.

Às casas que firmam contratos de exportação se pedirá que se certifiquem que a venda foi concretizada.

As empresas que não aderirem às práticas não serão expulsas. “Não haverá pena [para quem não seguir], mas essas empresas serão expostas”, diz Kelly Massaro, diretora de relações institucionais da Abracam.

A lei que rege setores sensíveis à lavagem de dinheiro, caso das corretoras de câmbio, é de 1998, diz o advogado Pierpaolo Bottini.

Essas corretoras precisam ter informações sobre os clientes e avisar o Coaf se houver uma transação incomum.

“Há zonas cinzentas, como a definição de uma operação suspeita, e por isso tem muito espaço para autorregulação. Quanto mais conceitos os profissionais definirem, mais proteções existirão.”

A iniciativa é elogiada pelo procurador regional da República Vladimir Aras, mas com uma condição: se for séria. “É importante que o sistema se preocupe com integridade, especialmente esse elo, que é vulnerável.”

Originalmente publicado em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/2018/06/apos-escandalos-casas-de-cambio-testam-diretrizes-para-autorregulamentacao.shtml