A maioria dos franqueadores brasileiros relata a expansão da rede como sua maior dificuldade. Encontrar interessados, informá-los, selecionar candidatos com disponibilidade financeira e perfil… o trabalho é complexo e depende de tantos fatores que muitas vezes algumas falhas são institucionalizadas e rapidamente começam a passar despercebidas.

Para tentar resolver a questão, muitas redes terceirizam a expansão acreditando que a contratação de um vendedor independente ou empresa de representação seja algo totalmente natural. Fica então a pergunta: um agente cujo objetivo de negócios é lucrar com a venda de unidades franqueadas e tem meia dúzia de marcas para oferecer vai fazer uma seleção criteriosa de oportunidades ou focar na ação puramente comercial?

Terceirizar a venda de franquia é tarefa INDELEGÁVEL. Por isso, a decolagem da expansão da rede está diretamente relacionada à dedicação que a marca tem com relação ao seu objetivo.

Uma regra que ajuda o franqueador a entender melhor o processo de venda é a estatística 100 – 35 – 10 – 5 – 1. Por ela, em processos bem estruturados de venda de franquias, entende-se que de cada 100 candidatos de uma determinada região, apenas 35 atenderão ao convite para uma apresentação coletiva. Destes, somente 10 enviarão informações detalhadas de pré-qualificação (e somente para eles deve ser enviada a Circular de Oferta), sendo que 5 passarão pela bateria de entrevistas e test-drive para que, finalmente 1 seja escolhido.

Para chegar nestes 100 é importante lançar mão de algumas táticas depois de escolher a localidade para abertura da franquia, de acordo com o plano de expansão.

  1. Desenvolva relações com a imprensa local e formadores de opinião;
  2. Veicule anúncios locais;
  3. Busque entidades locais que possam ser fonte de candidatos no perfil desejado;
  4. Ponha em prática uma boa estratégia de marketing digital geolocalizada;
  5. Engaje-se em estruturar e operacionalizar um funil de jornada do cliente bastante eficiente.

O segredo para fazer esta receita funcionar está em abraçar esta visão de responsabilidade sobre a expansão, compreender as etapas e implantar um bom funil de vendas. No Franchise College você tem isto tudo detalhado e com a vantagem de receber atenção especial sobre como fazer na sua rede.

Vamos lá! Inscreva-se na próxima turma do Franchise College e faça deste ano o seu momento ideal para expandir a rede!