A partir da inauguração, os serviços continuados serão suportados pelos royalties e podem ser considerados muito importantes, especialmente nos dois primeiros anos, que são cruciais pela inexperiência do franqueado. Neste caso, a experiência do franqueador é repassada através do acompanhamento da consultoria de campo e são considerados fundamentais nesta fase, vamos ver abaixo sobre:
ASSISTÊNCIA OPERACIONAL CONTINUADA:
Os melhores franqueadores provêm assistência operacional continuada que pode ser realizada de várias maneiras. As formas mais
comuns são:
- assistência e ajuda na resolução de problemas – como aqueles concernentes ao controle de qualidade, assuntos de pessoal, relações com consumidores, uso e manutenção de equipamentos,etc.
- assistência na obtenção de suprimentos e fornecedores;
- assistência com treinamento, ao franqueado e seus funcionários;
- assistência com vendas e esforços de marketing;
- inspeções de performance nas instalações e avaliações pelos consultores de campo que checam e controlam a qualidade, limpeza e serviços, etc.;
- revisão de lucratividade, avaliações financeiras, atualização de procedimentos e análise de competitividade;
- fornecimento de um manual de operações;
- e, também, comunicação regular com o franqueador através de vários meios como correio eletrônico, relatórios, vídeos, informativos e outros.
Existem várias outras maneiras em que um franqueador pode prover assistência operacional constante. Esta assistência depende dos sistemas da franquia e dos serviços e produtos que são fornecidos. De toda a maneira todos os franqueadores devem prover uma atenção constante, ajuda, conselho, orientação, marketing, propaganda e desenvolvimento promocional dos produtos.